quarta-feira, 13 de julho de 2011

Minas são muitas - Matias Barbosa

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Matias Barbosa

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeira: Nossa Senhora da Conceição
Festa do Padroeira: 8 de Dezembro

Localização


História

A cidade de Matias Barbosa tem origem na Fazenda do ilustre militar que lhe empresta o nome que a edificou em 1710 em terras da Sesmaria que lhe formam concedidas ao longo do caminho Novo, no ano anterior. Ainda sendo a sua propriedade, foi ali erguido o Registro do Caminho Novo, barreiras alfandegárias onde se pagavam altos tributos à Coroa Portuguesa. Em 1766, já falecido o Cel. Mathias Barbosa, seus herdeiros venderam a propriedade para o Tem. Cel. Manoel do Valle Amado, um potentado cuja descendência povoou toda a zona da mata, que então ergueu a Fazenda de Nossa Senhora da Conceição do Caminho Novo, onde pernoitaram os inconfidentes em sua viagem rumo ao Rio de Janeiro onde seriam julgados.
Desde a instalação do Registro estabeleceu-se ao longo do caminho Novo, à frente do portão do mesmo, um pequeno, mas sempre crescente, comércio destinado a abastecer os viajantes. Pode-se afirmar que são estes, junto com os moradores de Nossa Senhora da Conceição, os primeiros habitantes do centro populacional que daria origem à cidade. Com a construção, em 1855 da Estrada União Industria, de Mariano Procópio , cuja companhia aqui instalou um estação de mudas das diligências, este comércio floresceu ainda mais e alguns grandes proprietários começaram a instalar depósitos e casas de moradia nas proximidades, o que se acentuaria de forma agressiva com a chegada dos trilhos da Central do Brasil, em 1875, já que o povoado tornou-se grande exportador de café, como toda Zona da Mata, impulsionando o progresso local, culminando com a criação do distrito de Matias Barbosa, pertencente a Juiz de Fora, em 1886.
Nos anos seguintes, beneméritos e empreendedores seriam responsáveis pelo verdadeiro povoamento do que viria a ser a cidade, os primeiros, doando terrenos no centro da cidade para seu florescimento e os segundos dividindo as grandes propriedades rurais próximas ao centro em pequenos lotes vendidos a preços acessíveis a modestos agricultores. Este último fato, concomitante com a chegada das famílias italianas em 1888, foi diretamente responsável pelo impressionante crescimento populacional que se verifica em fins do século XX, já que em 1890, com seus 1.583 habitantes, Matias Barbosa era o penúltimo distrito de Juiz de Fora, maior apenas do que Porto das Flores e apenas do que Porto das Flores, em 1907, já se tornara o maior distrito de Juiz de Fora, com 6.190 habitantes.
Nos primeiros anos do século passado, o povoado começa a se desenvolver, com á construção da matriz (1913), a criação do primeiro jornal (1907), a inauguração da luz elétrica (1914), a criação do grupo escolar (1909) e a construção de um prédio próprio para abriga-lo (1913). Desde modo, tornou-se imperativo aos habitantes do lugar a independência administrativa, o que ocorreu em 07 de setembro de 1923.

Datas Históricas

1885 – Criado o Distrito com a denominação de Matias Barbosa, subordinado ao município de Juiz de Fora.
1923 - Elevado à categoria de município com a denominação de Matias Barbosa e desmembrado de Juiz de Fora.

O município

Matias Barbosa é um município do estado de Minas Gerais. Sua população em 2010 era de 13.435 habitantes e sua área é de 157,10 Km².
Na área urbana, encontra-se a antiga sede da Fazenda do Monte Alegre, construída entre 1838 e 1840. Hoje em dia, existe apenas parte do que foi a sede da fazenda.
Em 1892, foi construído o cemitério municipal (Tombamento Municipal como Conjunto paisagístico), onde podemos observar a arte tumular nas lápides centenárias.
Na sede do município, as atrações culturais e histórias se multiplicam. O núcleo histórico urbano composto pela Estação Ferroviária de Matias Barbosa, inaugurada por D. Pedro II, onde hoje funcionam o Centro Cultural, a Biblioteca Municipal, o Departamento de Cultura e Turismo e a Banda de Música da cidade.
Ao lado da Estação podemos visitar o Artesanato Caminho Novo. De fronte a Estação pode-se apreciar a fachada quase centenária da Escola Estadual, ao lado o antigo Laboratório de Biologia Veterinária, sendo o Primeiro da América do Sul, hoje se encontra desativado, além da secção gráfica que por muito tempo produziu o maior jornal de circulação da cidade, o Correio de Mathias.
Logo após avistamos a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, construção centenária, com seu teto pintado por Ângelo Biggi.
Ainda no centro da cidade, está aquele que talvez seja o atrativo mais importante de Matias Barbosa: a Capela do Rosário, a antiga Capela de Nossa Senhora da Conceição do Caminho Novo. Construída no século XVIII, a capela aparece retratada na tela “A Jornada dos Mártires”, de Antônio Parreiras, Museu Mariano Procópio, que ilustra a passagem dos inconfidentes pela região, rumo ao Rio de Janeiro, onde seriam julgados e condenados. O que se revela curioso, no caso desta construção, é um alçapão no interior da edificação que dá acesso ao um túnel.
Sendo assim, essa pequena cidade do interior de Minas Gerais mostra seus encantos que são traduzidos na beleza da paisagem montanhosa associada ao vale do Rio Paraibuna, na originalidade de um povo singular, nas suas manifestações culturais, nas pessoas que nela vivem, as quais tornam esta cidade hospitaleira e apaixonante a todos aqueles que por aqui passam levando lembranças que ficarão registradas na memória.
(Fontes: http://www.matiasonline.com.br, http://matiasbarbosa.mg.gov.br, IBGE, ALMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...