sexta-feira, 29 de julho de 2011

Minas são muitas - Belmiro Braga

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Belmiro Braga

Igreja Matriz de Santana (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeira: Santana
Festa da Padroeira: 26 de Julho

Localização


História

Com a descoberta das minas de ouro, criou-se a Capitania do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A capital da Capitania era o Rio de Janeiro. Pelas dificuldades de transporte e para facilitar o fisco, transferiu-se a capital para São Paulo e criou-se a casa de Fundição de Taubaté. O tempo definiu a criação de um "Caminho Novo", percurso entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, uma nova redefinição das linhas de forças dos fluxos comerciais e administrativos, impulsionando o desenvolvimento em terras fronteiras à Zona da Mata. Belmiro Braga tem uma origem histórica comum a todos os antigos distritos de Juiz de Fora, ou seja, a abertura do "Caminho Novo" - picada iniciada por desbravadores dos sertões, por volta de 1701. Conta-nos a história que um dos mais antigos moradores da localidade foi o Guarda-Mor Mariano de Cerqueira Carneiro, originário de Portugal, que lá se estabeleceu iniciando o plantio de cereais. Posteriormente, requereu a sesmaria onde morava, adquirindo mais tarde, outras duas sesmarias. O arraial começou a povoar-se por volta de 1852. No local, existia a fazenda denominada Boa Vista, de propriedade de Joaquim Garcia de Oliveira, que mais tarde foi adquirida por Joana Claudina de Jesus, doadora para a criação do povoado de quatro alqueires de terra à Santana, hoje padroeira da cidade.
Outros moradores se radicaram à região, adquirindo terras e ali se fixando, na sua maioria portugueses ou descendentes. Mais tarde, também chegaram os italianos que muito contribuíram para o progresso do lugar.
Com a denominação inicial de Vargem Grande, elevou-se a distrito em 1857, emancipando-se de Juiz de Fora em 1962, adotando o nome de Belmiro Braga, homenagem ao ilustre poeta mineiro que ali nasceu.
O topônimo originou-se de homenagem ao grande poeta Belmiro Braga, nascido na localidade.

Datas Históricas

1882 – Criado o Distrito com a denominação de Vargem Grande, subordinado ao município de Juiz de Fora.
1943 – O distrito de Vargem Grande passou a denomina-se Ibitiguaia.
1962 - Elevado à categoria de município com a denominação de Belmiro Braga e desmembrado de Juiz de Fora.

O município

Belmiro Braga é um município do estado de Minas Gerais. De acordo com o censo realizado em 2010, sua população é de 3.404 habitantes. Ocupa uma área de 393,13 Km².
Sua economia apoia-se na agricultura de subsistência e pecuária e preserva aspectos tipicamente rurais. Na sua origem, viveu o esplendor das fazendas de café. Belíssimas construções se erguem por entre não menos belas paisagens.
Devido à beleza de sua paisagem natural e ao aspecto portentoso de suas fazendas antigas, a cidade já serviu de cenário para locação de diversos filmes, entre eles, “A Terceira Morte de Joaquim Bolívar, ‘O Menino Maluquinho II”, “Lavoura Arcaica” e “O Enfermeiro”.
O distrito de São José das Três Ilhas guarda reminiscências da época dos barões do café expressos na arquitetura colonial de seu Centro histórico e na belíssima Matriz de São José, construída com mão de obra escrava. Toda de pedra faz parte de um reduzido grupo de construções erguidas no país com o estilo teutônico.
Por suas belezas naturais (belas cachoeiras e montanhas) e históricas (Matriz de São José, Asilo do Patrocínio e inúmeras fazendas), o município busca, hoje, adequar-se à exploração do turismo, já que faz parte, inclusive, do roteiro da Estrada Real.
(Fontes: ALMG, http://www.asminasgerais.com.br, http://www.belmirobraga.mg.gov.br/, IBGE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...