Estudantes de escola do Bairro Serra fazem cortejo pela preservação do Rio São Francisco
Vozes em defesa do bem natural mais precioso do planeta, a água, ecoaram neste sábado pelos quatro cantos de Belo Horizonte. Um colorido desfile pelas ruas do Bairro Serra, na Região Centro-Sul da capital, deu vida à beleza natural e à riqueza histórica e cultural do Rio São Francisco. Uma cobra d’água de 30 metros de comprimento, bonecos gigantes e figuras representando peixes e carrancas puxaram o cortejo ao som de canções populares.
(Paulo Filgueiras - EM D.A.Press)
Com o tema Nadando nas águas do menino Francisco, mais de 400 alunos e professores da Escola da Serra tomaram parte da Rua do Ouro e da Avenida Bandeirantes, no Bairro Serra, num cortejo sobre a história do Rio São Francisco. Pescadores, lavadeiras, peixes, cobras d’água, orixás, barquinhos, lendas e personagens típicos do conhecido rio da unidade nacional marcaram o desfile que pedia pela preservação ambiental e resgate das tradições.
“O cortejo é resultado de seis meses de pesquisas sobre o rio, que envolveu todas as matérias para estudar a cultura, os peixes, os hábitos alimentares das populações ribeirinhas, a história, a geografia e os textos de Guimarães Rosa. Os alunos foram divididos em sete alas, como numa escola de samba, e estamos dando vida ao rio com canções populares cantadas ao vivo”, explica a coordenadora de artes da escola, Juliana Palhares. Para Pedro Gomes, de 10, aluno do 5º ano do ensino fundamental, a festa foi se vestir de viajante do rio. “Adorei aprender mais sobre o São Francisco. Conheci lendas, histórias, frutas da região e muitas curiosidades.”
(Fonte: Glória Tupinambás – Estado de Minas em 09/07/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.