terça-feira, 12 de julho de 2011

Minas são muitas - Alto Rio Doce

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Alto Rio Doce

Igreja Matriz de São José (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeiro: São José
Festa do Padroeiro: 19 de Março

Localização



História

Índios croatás e puris, de origem tupi, espalhavam-se por toda a região antes da colonização e habitavam o local onde hoje existe o município de Alto Rio Doce.
Os primeiros exploradores vieram de Guarapiranga, atual município de Piranga. Desceram pelo Rio Espera e daí subiram pelo Rio Xopotó, objetivando a exploração de minérios. Em 1711, o Alferes Francisco Soares Maciel, líder de uma bandeira, chega à região do Xopotó e funda um dos primeiros arraiais da região, denominado São Caetano do Xopotó. Este arraial trouxe ainda mais exploradores que se espalharam e se fixaram às margens do Rio Xopotó, criando novos povoados
Em 1759, José Alves Maciel chegou à região para tomar posse de uma sesmaria, denominando sua residência Xopotó Acima, mais tarde, Contrato. Casou-se com D. Vicência Maria de Oliveira, mulher que muito influenciou para a construção da primeira Capela e a doação de terras para a atual cidade de Alto Rio Doce. A sesmaria de terras transformou-se em fazenda e passou a denominar-se Fundão, e posteriormente com a construção da capela, passou a chamar-se Sítio São José. Com a fixação de mais moradores, fundou-se o povoado de São José do Xopotó, em 1764, onde foi construída a primeira Capela de São José, no alto do morro seco, desenvolvendo ali o povoado núcleo da cidade. Posteriormente passou a denominar-se “Contrato”, nome que ainda hoje conserva, e assim ficou conhecida pelo fato de ter a fazenda, em 5 de março de 1792, passado à propriedade do Tenente-coronel José Ferreira Marques, contratador das estradas no caminho novo das Minas Gerais. É, pois, a fazenda do Contrato o berço da atual cidade de Alto do Rio Doce.
Em 1820 foi construída pelos moradores uma Capela maior no lugar onde hoje está a Igreja Matriz. Em 1832 foi elevado à Freguesia. Em 1882 a Capela foi demolida e foi construída em seu lugar uma Igreja de duas torres. Entre 1917 e 1919 essa Igreja foi demolida e construída a atual Igreja Matriz de São José. O nome de São José do Xopotó permaneceu até a emancipação política do município. Quando foi elevado à categoria de Vila, a Sede Municipal passou a denominar-se Alto Rio Doce, por ser naquela época a mais alta cidade localizada na zona das cabeceiras (nascentes) do Rio Doce. Em 1892, foi elevada a categoria de Cidade.

Datas Históricas

1832 – Criada a freguesia com a denominação de São José do Xopotó.
1890 - Elevado à categoria de Vila com a denominação de Alto Rio Doce, desmembrado do Município de Piranga.
1892 - Elevado à condição de Cidade com a denominação de Ato Rio Doce.

O município

Alto Rio Doce é um município do estado de Minas Gerais. Sua população em 2010 era de 12.159 habitantes e uma área de 518,05 Km².
Sua economia é principalmente agropecuária. É comarca e tem os distritos de Abreus, Missionário e Vitorinos, além da sede.
Situada em região montanhosa, possui riquezas naturais como as cachoeiras formadas pelo rio Xopotó que, mais adiante, se transforma no Rio Doce.
Atualmente a cidade é famosa pelo seu carnaval de rua que atrai milhares de turistas todos os anos.
(Fontes: http://cidadebrasileira.brasilescola.com, http://minastour.com.br, IBGE, ALMG)

2 comentários:

  1. Esses relatos históricos, eu adoro.
    O que eu lamento, são as demolições do
    antigo, para nova construção. As novas
    igrejas, quando se trata de igrejas, ficam
    lindas mas, a preservação da antiga, seria
    o recomendável.
    Tenho feito postagens históricas, sobre o nordeste. Este "gênero" de narração, me fascina, não importa de que região. Escrevo sobre a minha, o Nordeste, por me interessar de perto, mas aprecio ler de todo o país, principalmente Minas, que conheço um bocado, por ter vivido, 25 anos, no RJ e vistar muito seu rico Estado,Nídia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lúcia que bom tê-la novamente por aqui. Torça para que eu consiga postar sobre os 853 municípios mineiros. Abraços.

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...