“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)
Alto Rio Doce
Igreja Matriz de São José (Foto do Miguel)
Região: Zona da Mata
Padroeiro: São José
Festa do Padroeiro: 19 de Março
Localização
História
Índios croatás e puris, de origem tupi, espalhavam-se por toda a região antes da colonização e habitavam o local onde hoje existe o município de Alto Rio Doce.
Os primeiros exploradores vieram de Guarapiranga, atual município de Piranga. Desceram pelo Rio Espera e daí subiram pelo Rio Xopotó, objetivando a exploração de minérios. Em 1711, o Alferes Francisco Soares Maciel, líder de uma bandeira, chega à região do Xopotó e funda um dos primeiros arraiais da região, denominado São Caetano do Xopotó. Este arraial trouxe ainda mais exploradores que se espalharam e se fixaram às margens do Rio Xopotó, criando novos povoados
Em 1759, José Alves Maciel chegou à região para tomar posse de uma sesmaria, denominando sua residência Xopotó Acima, mais tarde, Contrato. Casou-se com D. Vicência Maria de Oliveira, mulher que muito influenciou para a construção da primeira Capela e a doação de terras para a atual cidade de Alto Rio Doce. A sesmaria de terras transformou-se em fazenda e passou a denominar-se Fundão, e posteriormente com a construção da capela, passou a chamar-se Sítio São José. Com a fixação de mais moradores, fundou-se o povoado de São José do Xopotó, em 1764, onde foi construída a primeira Capela de São José, no alto do morro seco, desenvolvendo ali o povoado núcleo da cidade. Posteriormente passou a denominar-se “Contrato”, nome que ainda hoje conserva, e assim ficou conhecida pelo fato de ter a fazenda, em 5 de março de 1792, passado à propriedade do Tenente-coronel José Ferreira Marques, contratador das estradas no caminho novo das Minas Gerais. É, pois, a fazenda do Contrato o berço da atual cidade de Alto do Rio Doce.
Em 1820 foi construída pelos moradores uma Capela maior no lugar onde hoje está a Igreja Matriz. Em 1832 foi elevado à Freguesia. Em 1882 a Capela foi demolida e foi construída em seu lugar uma Igreja de duas torres. Entre 1917 e 1919 essa Igreja foi demolida e construída a atual Igreja Matriz de São José. O nome de São José do Xopotó permaneceu até a emancipação política do município. Quando foi elevado à categoria de Vila, a Sede Municipal passou a denominar-se Alto Rio Doce, por ser naquela época a mais alta cidade localizada na zona das cabeceiras (nascentes) do Rio Doce. Em 1892, foi elevada a categoria de Cidade.
Datas Históricas
1832 – Criada a freguesia com a denominação de São José do Xopotó.
1890 - Elevado à categoria de Vila com a denominação de Alto Rio Doce, desmembrado do Município de Piranga.
1892 - Elevado à condição de Cidade com a denominação de Ato Rio Doce.
O município
Alto Rio Doce é um município do estado de Minas Gerais. Sua população em 2010 era de 12.159 habitantes e uma área de 518,05 Km².
Sua economia é principalmente agropecuária. É comarca e tem os distritos de Abreus, Missionário e Vitorinos, além da sede.
Situada em região montanhosa, possui riquezas naturais como as cachoeiras formadas pelo rio Xopotó que, mais adiante, se transforma no Rio Doce.
Atualmente a cidade é famosa pelo seu carnaval de rua que atrai milhares de turistas todos os anos.
(Fontes: http://cidadebrasileira.brasilescola.com, http://minastour.com.br, IBGE, ALMG)
Esses relatos históricos, eu adoro.
ResponderExcluirO que eu lamento, são as demolições do
antigo, para nova construção. As novas
igrejas, quando se trata de igrejas, ficam
lindas mas, a preservação da antiga, seria
o recomendável.
Tenho feito postagens históricas, sobre o nordeste. Este "gênero" de narração, me fascina, não importa de que região. Escrevo sobre a minha, o Nordeste, por me interessar de perto, mas aprecio ler de todo o país, principalmente Minas, que conheço um bocado, por ter vivido, 25 anos, no RJ e vistar muito seu rico Estado,Nídia.
Beijos
Oi, Lúcia que bom tê-la novamente por aqui. Torça para que eu consiga postar sobre os 853 municípios mineiros. Abraços.
ResponderExcluir