sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Santa Rita do Sapucaí

Até hoje ainda não tinha publicado a história de Santa Rita do Sapucaí. Passando os olhos em um livro comemorativo do INATEL achei esse texto sobre a criação da cidade.
Me veio na lembrança os desenhos que fazia para contar essa mesma história. Estava no segundo ano primário e começava então a estudar história. Como nunca fui muito boa em desenhos, fazia, com bonequinhos de 5 pauzinhos, o Manoel, a Genoveva e os filhos. Os filhos, sempre os desenhava pequenos, mesmo sem saber que idade tinham. Acho que naquela época já tinha cabeça de mãe, para quem os filhos são sempre crianças. Colocava uma trancinhas nas mulheres e chapéu e barba no Manoel. Fazia uma caminha para colocar o pai quando doente e, quando coloria, nessa hora o fazia bem pálido já que sabia que ia morrer.
Na minha cabecinha de criança, a capela erguida era onde é hoje a Igreja de São Benedito e a casa dos fundadores da cidade era a casa da dona Dalva Longuinho. Pois não é entre eles que passa o Córrego do Mosquito?

Fundação de Santa Rita do Sapucaí

Tudo começou por volta de 1800. Quando o imigrante português Manoel José da Fonseca, sua mulher, Janubeva Maria Martins,cuja singularidade do nome fez com que o povo logo passasse a chamá-la de Genoveva, e seus filhos, Rita e Antônio Manoel, chegaram aos contrafortes da Serra da Mantiqueira, encantaram-se com a terra boa e o clima do Vale do Sapucaí e decidiram ficar. Tempos depois, a fim de pagar uma promessa antiga, o casal destinou 8 alqueires de suas propriedades, às margens do Ribeirão do Mosquito, para que aí se erguesse uma capela em louvor da santa de sua devoção: Santa Rita de Cássia. Manoel faleceu antes, mas a viúva mandou construir a capela – onde, no dia 22 de maio de 1825, o padre Mariano Accióli de Albuquerque rezou a primeira missa, marco histórico da fundação da cidade.
O povoado inicial chamou-se Ribeirão do Mosquito. Mas, em 1839, já elevado a arraial, teve seu nome mudado para Santa Rita do Vintém e depois para Santa Rita da Boa Vista.
Só em 1888, promovido a vila, o antigo povoado passa a se chamar Santa Rita do Sapucaí, designação confirmada em 1892, quando ganha a condição de cidade. Santa Rita, como é óbvio, para reverenciar a devoção dos imigrantes portugueses, seus fundadores, e Sapucaí em razão do rio que corta a cidade em toda sua extensão. O nome do rio, de origem indígena, significa “água que grita”, por alusão às cachoeiras que formam sua nascente, ou “rio que chora” , devido à abundância de salgueiro chorão em suas margens.

6 comentários:

  1. Que coisa linda seu blog. Vida longa e próspera (como diria Dr. Spock) a vc. e seu blog. Sinto mtas saudades de Sta. Rita de Sapucaí. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por este lindo blog. Eu tenho um blog que tem o nome de Bujões-Memórias e Personagens e que tem como missão elevar todos os que no passado lutaram e sofreram na nossa pequena aldeia de Bujões, em Portugal, com não mais de 150 habitantes. Eu queria pedir um favor. Gostaria de saber algo sobre uma familia que em 1867 emigrou para o Brasil e já consegui apurar que duas dessas pessoas foram casar aí em Santa Rita de Sapucaí . Tenho todos os elementos sobre eles, com quem casaram, descendentes e gostaria de arranjar alguém que me ajudasse a ver se consigo entrar em contacto com algum actual descendente. Meu nome é José Ventura Paula, meu correio electronico é jvpaula@netcabo.pt
    Muito grato ficaria se me respondessem quanto à possibilidade de concretizar o que pretendo.Escusado será dizer que se pretenderem algo de Portugal, inclusivé saber de algum antepassado eu me encarregarei de obter tudo o que pretendam. Obrigado e fico a aguardar. Eu vivo na Costa da Caparica, perto de Lisboa. Respondam ou não, lindo blog este que criaram. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, José Ventura. Entrarei em contato com você por e-mail. Que bom você ter gostado do blog. Volte sempre!!!
      Abraços.

      Excluir
  3. ola vcs ten historias de estrangeiros en santa rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Rodrigo, mas não tenho nada sobre os estrangeiros em Santa Rita.
      Abraços.

      Excluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...