Rodar a baiana
Rodar a baiana é uma gíria brasileira e significa tomar satisfação com alguém, tirar a limpo uma situação ou armar um barraco. É uma expressão usada para aquela pessoa que, de repente, solta tudo o que está sentindo, que acumulou, fala o que pensa de uma maneira impulsiva, explosiva.
A expressão não tem sua origem na Bahia, mas no Rio de Janeiro. No início do século, os primeiros blocos de carnaval saíam às ruas e cruzavam a cidade cantando e dançando com suas fantasias.
No meio desses blocos, alguns espertinhos tascavam beliscões nas nádegas das moças que desfilavam. Para acabar com o problema, alguns capoeiristas passaram a se fantasiar de baianas, com direito a saia rodada e turbante na cabeça. Assim, ao primeiro sinal de desrespeito, aplicavam um golpe de capoeira. As pessoas que assistiam aos desfiles não entendiam nada: só viam a baiana rodar – e começar toda a confusão.
Todo mundo conhece alguém que faz isso de vez em quando, que exagera nas reações, que não costuma levar desaforo para casa.
Sabia o significado da expressão, mas não
ResponderExcluirsabia a sua origem. Costumo de dizer "vou rodar
a baiana" quando algo me deixa indignada. Dependendo das circunstâncias, "rodo" mesmo!
Aprendi com minha cunhada, que é carioca...e,
realmente, ouvia-a muito quando morei no rio de Janeiro.
Adorei,a postagem, Nidia
Um abraço
Lúcia
Oi, Lúcia. Realmente, às vezes, a gente perde as estribeiras e roda a baiana.
ResponderExcluirAbraços
Nidia