segunda-feira, 18 de julho de 2011

Minas são muitas - Santa Bárbara do Tugúrio

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Santa Bárbara do Tugúrio

Igreja Matriz de Santa Bárbara (Foto do Miguel)

Região: Campo das Vertentes
Padroeira: Santa Bárbara
Festa da Padroeira: 4 de Dezembro

Localização


História

Durante o período colonial, os bandeirantes abriram caminhos que se tornaram meios de comunicação entre as regiões mineradoras. Um deles era o Caminho Novo, que ligava Minas ao Rio de Janeiro e onde, em determinada região, foram se aglomerando aventureiros em busca de ouro e pedras preciosas.
Em meados do século XVIII, o Sr. Fernando José de Almeida e Souza e sua esposa Bárbara Marcelina de Paula Correia, vindos de São João del Rei, fixaram residência em Barbacena e, o Senhor Fernando, tendo comprado terras aqui, construiu uma fazenda, que denominou Tugúrio. Em torno da fazenda foi surgindo um povoado, e o proprietário sendo católico, pensou em construir uma capela. Tendo encontrado apoio dos fazendeiros vizinhos, e conseguido a devida autorização das autoridades eclesiásticas, ergueu em sua própria terra uma capelinha com o nome de Santa Bárbara, em 1764.

Origem do nome

O nome "Tugúrio" é proveniente da tribo indígena de mesmo nome (Tukury), extinta no século XIX, que habitava a região, ocupando o Vale da Serra da Mantiqueira. Habitavam em casas feitas de pedra e utilizavam utensílios rudimentares e viviam da caça, pesca e pequenas plantações de mandioca. Ainda hoje podem ser encontrados vestígios e cemitérios desse povo próximo ao cume da serra.

Datas Históricas

1839 – Criado o Distrito com a denominação de Santa Bárbara do Tugúrio, subordinado ao município de Barbacena.
1938 - O distrito de Santa Bárbara do Tugúrio teve sua denominação simplificada para Tugúrio.
1962 - Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Bárbara do Tugúrio e desmembrado de Barbacena.

O município

Santa Bárbara do Tugúrio é um município do estado de Minas Gerais.
Possuía, em 2010, uma população de 4.570 habitantes e abrange uma área de 194,56 Km².
Seu principal produto é a banana, sendo seguida pelo café, arroz, feijão, cana de açúcar, milho, entre outros. A indústria local prima pelo que lhe fornece a indústria extrativa, havendo engenhos de rapadura e aguardente, além das famosas fabricas de panelas-de-pedra, feitas em sistema artesanal.
O município exporta bananas, café, milho, arroz aguardente, entre outros produtos. A agropecuária é um dos pontos altos, tendo um rebanho muito grande e promissor.
A Festa da Banana é uma festa típica da cidade de Santa Bárbara do Tugúrio e todos os anos atrai um enorme público.
A festa teve início no ano de 1984 e desde então, a festa é realizada anualmente com atrações musicais, exposição de artesanatos, exposição de produtos típicos da cidade como panela de pedra e a cachaça e ainda concurso de culinária com pratos em que o ingrediente principal é a banana.
A cachaça destilada, de fama cada vez mais acreditada, é importante no quadro de sua economia.
(Fontes: http://camarasbtugurio.mg.gov.br, http://www.ferias.tur.br, IBGE, ALMG)

2 comentários:

  1. Gostaria que vocês me enviassem por email contatos de fabricantes de panelas de pedras. Se for possivel ficarei muito grato. Meu email: romulocaciodias@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Rômulo. Desculpe, mas não tenho como atender seu pedido. Não moro nesta cidade, apenas pesquiso e publico as histórias das cidades mineiras. Abraços.

      Excluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...