terça-feira, 10 de novembro de 2009

Preservar é moderno - Sisema fiscaliza extração de areia nas margens do Sapucaí

O Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental (CGFAI) deu início, nessa segunda-feira (9), a uma operação de fiscalização de empreendimentos que trabalham com extração de areia na região Sul do Estado. Em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) estão verificando se as minerações, localizadas às margens do rio Sapucaí, possuem regularização ambiental.
A operação foi deflagrada após o CGFAI receber uma série de denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual e pela sociedade e a partir de levantamentos realizados pela PMMA. As informações davam conta de que areieiros estão atuando de forma clandestina nos municípios de Itajubá, Piranguinhos, Santa Rita do Sapucaí e Cachoeira de Minas.
Até a sexta-feira (13), equipes formadas por técnicos do Sisema e por militares fiscalizarão os empreendimentos instalados nessas cidades. De acordo com os primeiros levantamentos, muitas minerações funcionam sem licenciamento ambiental ou Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF). Outras não têm, sequer, permissão do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para extrair areia do rio Sapucaí.
De acordo com o secretário executivo do CGFAI, Paulo Teodoro de Carvalho, a atividade clandestina destrói matas ciliares e áreas de preservação ambiental. A fim de motivar os empreendedores que sobrevivem da extração de areia a se regularizarem junto ao órgão ambiental, a Superintendência Regional de Meio Ambiente do Sul de Minas (Supram Sul), em parceria com a 6ª Companhia da Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, promoveu, na última semana, o funcionamento de um balcão de informações sobre a legislação ambiental. O atendimento foi realizado em Pouso Alegre e Caxambu, cidades escolhidas devido à sua localização e fácil acesso.
A extração de areia é uma atividade mineradora de grande ocorrência na região Sul de Minas, principalmente, Bacias Hidrográficas dos Rios Sapucaí e Verde. Sua importância social e econômica está diretamente relacionada às conseqüências danosas que traz ao meio ambiente, sobretudo nas situações irregulares, gerando impactos ambientais negativos que, muitas vezes, se tornam irreversíveis.
(minasonline em 10/11/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...