sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Serviço - O TERCEIRO R = RECICLAR


Depois de seguir os passos de reduzir e reutilizar, chega o momento em que você não quer mais aquele produto e vai jogá-lo fora, mas pode dar um fim a ele de uma maneira mais ecológica, através da reciclagem.
Separar o lixo em casa pode sim dar mais trabalho, mas é uma questão de hábito e há cada vez mais lugares para destinar determinados lixos e, só com uma mudança de consciência da população que os órgãos públicos que administram os dejetos da cidade vão ampliar seus programas de coleta seletiva domiciliar.
Apesar da coleta seletiva nos municípios brasileiros ter crescido 24% nos últimos três anos, ela atinge apenas 405 cidades e cerca de 1 milhão de habitantes, uma iniciativa ainda muito pequena frente a realidade do país.
Reciclar latas, garrafas pet, pneus, pilhas, fraldas descartáveis, plástico, papel. Há vários outros produtos que podem ser produzidos a partir destes materiais e muitas pessoas que ganham dinheiro neste caminho, como os catadores de papel.
No site Rota da Reciclagem, por exemplo, qualquer pessoa pode encontrar através de um mapa o lugar mais próximo para levar as embalagens Tetra Pak (de leite e sucos) para reciclagem. E, espalhados pelas cidades maiores, há sempre postos de coleta seletiva para plástico, papel, vidro, metal. É só ter um pouco de força de vontade para separar o lixo e tirar um dia por semana para levá-los para esses centros de coleta seletiva.
Os dejetos orgânicos podem ainda ser uma ótima solução de adubo para o jardim ou vasinhos de plantas que você mantem em casa, através de técnicas de compostagem.

(Silvia Dalben – Jornal Estado de Minas em 01/11/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...