domingo, 15 de novembro de 2009

Modos e modas - Como se Vestir para Entrevista de Emprego

A conquista por uma oportunidade de trabalho nem sempre é tão fácil, devido a isso, é importante levar em consideração todos os requisitos que possam auxiliar na conquista da vaga de emprego. Alguns aspectos devem ser levados em conta, como do modo de se portar, idéias, como falar diante do entrevistador e o vestuário não fica de fora, pelo contrário é um dos fatores de imposição mais importantes.
A aparência, conquistada pelas roupas escolhidas, demonstra nossa capacitadade e confirma as citações do currículo ou revela se atendemos às expectativas necessárias para ocupar o cargo do trabalho. Antes de iniciarmos um diálogo ou nos apresentarmos, já estamos nos comunicando visualmente, por meio das roupas.
Para as mulheres, indica-se que vistam camisas, calças sociais, tailleur, terno ou cashmere para os ambientes de trabalho mais formais. Para os menos formais, saias retas ou godês (na altura do joelho), calça risca de giz, cardigan, vestido de modelagem reta até o joelho, coletes, blusas meia manga e, dependendo da informalidade do local o jeans é permitido, mas invista em uma peça mais social na parte de cima como suéter, blazer ou camisa de tecido sofisticado, para evitar um visual esportivo. Evite também saltos que façam barulhos!
Para os homens, se o cargo for para emprego formal, use gravata e terno, caso contrário calças clássicas, camisas sociais de tricoline, camisa com gola rulê e sapatos fechados.
Saiba que alguns visuais podem gerar impressões erradas sobre o seu potencial, emitindo negatividade ou incapacidade. Não importa o cargo de emprego ou nível de formalidade da empresa, algumas roupas ou acessórios devem ser evitados como roupas amassadas ou rasgadas, largas ou excessivamente apertadas, shorts, bermudas, chinelos, estampas chamativas, moletom e, na maioria dos casos, até mesmo o jeans. Para as mulheres, brilhos, transparências, barriga aparecendo e decotes jamais devem ser usados. Os homens devem evitar calças curtas, meias de cor diferente dos calçados, colarinhos abertos e jamais usem bonés em entrevistas de emprego! Lembre-se que a roupa deve combinar com o cargo que se deseja, então quanto mais formal for o futuro cargo, mais formal deve ser a roupa.
O visual deve ser discreto, porém bem apresentado. Os cabelos devem ser presos ou bem penteados, a maquiagem deve haver, mas de modo suave e cores neutras. As unhas devem estar bem feitas, mas com esmalte claro (nunca esmalte escuro!). Os acessórios devem ser pequenos e discretos (nada exagerado ou muito fashion), se possível uma jóia discreta. O perfume deve ser suave. Não pense que esses detalhes não interferem, pelo contrário, os mínimos detalhes também fazem a diferença! As cores das roupas também influenciam a impressão gerada pelo visual. Prefira cores sóbrias como o preto, marrom, azul ou cinza. Listras também são uma boa opção. Evite cores chamativas ou muito fortes.
A dica básica para se vestir diante de uma entrevista de emprego é elegância e simplicidade. Estar arrumado e bem vestido de uma maneira discreta e confortável é o segredo. Boa Sorte! (Grazielle Cruz Abu Absi em http://www.portaisdamoda.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...