sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Saúde - Diabetes

Muitas pessoas desconhecem os sintomas que caracterizam a diabetes e por isso demoram para perceber que há algo errado com seu corpo, que precisa ser tratado antes que as coisas piorem.
Os sintomas da diabetes mais comuns são a sede intensa, urinação frequente, fome frequente, cansaço, perda de peso repentina, demora para curar ferimentos, pele seca, formigamento nos pés e visão borrada. Entretanto, algumas pessoas não chegam a apresentar estes sintomas.
A diabetes é caracterizada pelos altos níveis de açúcar no sangue devido à incapacidade do corpo de produzir a insulina, hormônio responsável pelo processamento do açúcar no corpo humano. Os problemas de saúde causados pela diabetes podem ser graves, mas atualmente os diabéticos têm à disposição várias maneiras de controlar a doença.
Quando entra no corpo humano, a insulina se torna glicose, e sem a insulina, esta substância não pode entrar nas células. O acúmulo de glicose no sangue pode levar a complicações como doenças cardíacas, problemas nos rins e pode levar à necessidade de amputação de membros.
Atualmente, mais de 8 milhões de pessoas com menos de 60 anos sofrem com a diabetes. Algumas dessas pessoas têm diabetes do tipo 1, que geralmente ocorre em pessoas com menos de 30 anos. Este tipo da doença é caracterizada pela falta de produção do hormônio.
Muitas pessoas têm a doença do tipo 2, mais comum em adultos acima de 40 anos. Este tipo da doença é desenvolvida devido a hábitos e problemas de saúde como a obesidade e o sedentarismo. Pessoas com a diabetes de tipo 2 produzem insulina em quantidades insuficientes ou o hormônio funciona de forma ineficiente.
A diabetes de tipo 2 pode ser evitada com a manutenção de um peso saudável e com o hábito de fazer exercícios regularmente. Para idosos, essas dicas também são eficientes para evitar o desenvolvimento da doença. Já que a diabetes tipo 2 é mais comum entre pessoas com mais de 45 anos, é recomendável que pessoas acima desta idade façam exames para detectar a doença em seu estágio inicial e possam ter uma vida saudável, tratando a falta de insulina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...