terça-feira, 10 de novembro de 2009

Gostei...- A ver estrelas

Canadense cego vira astrônomo amador e monta observatório no quintal de casa

RIO - Durante o dia, o canadense Tim Doucette é praticamente cego, mas quando cai a noite ele pode enxergar melhor do que qualquer um. Quando nasceu, Doucette tinha catarata congênita. Ainda criança, teve o cristalino dos olhos retirados por cirurgiões para fazer um implante de lentes artificiais. O procedimento deixou seus olhos sensíveis à luz, mas deu a ele uma visão superior à noite. Doucette dedicou-se então à observação das estrelas, como conta reportagem da emissora canadense CBC News .
- Minha mulher insistia para eu ter um hobby. Comprei então um telescópio barato e comecei a observar as estrelas à noite. Descobri quanta diversão havia em ver Marte e através de um aparelho amador - conta ele, cujo maior passatempo quando era criança era ver as luzes das decorações natallinas pela janela do carro.
A partir da experiência com o telescópio, Doucette resolveu construir um observatório amador no quintal de sua casa. E comprou um telescópio com lentes com câmeras capazes de fotografar o que ele via. Tornou-se integrante da Sociedade de Astronomia do Canadá e tem suas fotos publicadas na revista da instituição.
- Fiquei muito excitado quando vi que a revista trazia as minhas fotos, com o meu nome - diz Doucette.
(O Globo – em 28/10/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...