segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Você sabia? - Festas do Sul de Minas

Festa do Morango - Uma das principais cidades produtoras de morango em Minas Gerais é Pouso Alegre, na Região Sul de Minas. Agricultores da comunidade rural de Cruz Alta comemoram as boas safras com a tradicional Festa do Morango, que acontece na segunda quinzena de agosto há quase 30 anos.
Os produtores que participaram da 29ª Festa do Morango em 2009 aproveitaram a situação favorável do comércio da fruta. Minas está no topo do ranking nacional e é responsável por produzir 59% de todo o morango do país. Segundo dados da Emater, Pouso Alegre deve produzir, este ano, mais de 17 mil toneladas de morango.
Na festa típica, um concurso premia os produtores dos melhores morangos, julgados por uma comissão de especialistas e comerciantes. A variedade de receitas feitas com a fruta também agrada os turistas.
Festa do Milho - No Sul do estado, a cidade que celebra a importância do milho para a cultura de seu povo é Córrego do Bom Jesus. A festa é realizada em março e apresenta tradicionais aperitivos derivados do milho, como o curau e a pamonha. Também é parte do evento o concurso da bonequinha do milho e a apresentação de violeiros.
Festival do Café com Biscoito - A produção de biscoitos é tradição e mobiliza a população do município de Caldas, no Sul de Minas. A festa é realizada no bairro Pocinhos do Rio Verde em julho. Com música ao vivo, comidas típicas, artesanato e barracas diversas, a festa é conhecida em toda a região.
Festa da Banana - No bairro de Bom Sucesso, em Brazopolis, Sul de Minas, a Festa da Banana é parte do calendário oficial. Em 2009 o evento foi realizado no começo de maio com exposição de produtos derivados, competição de pratos típicos, artesanato, shows e escolha da rainha e das princesas da festa. Também no Sul de Minas a banana é celebrada em Piranguçu, em abril. Além da eleição da rainha, o evento tem missa, shows e gincana.
Festa do Café - O plantio de grãos ocupa uma área de 2,8 milhões de hectares (4,77%) em Minas. Entre os grãos, o mais cultivado é o café, que ocupa uma área de mais de um milhão de hectares, com a produção concentrada no Sul de Minas e na Zona da Mata. Juntas, as duas regiões são responsáveis pela produção de mais de 702 mil toneladas do grão. Por causa desse estimulante saboroso, item básico na alimentação de muitos brasileiros, os festivais estão concentrados perto de onde o produto é cultivado.
O festival de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, já está em sua 4ª edição. Durante o evento, normalmente realizado em junho, é possível degustar pratos nas categorias salgados, bebidas e doces que participam de um concurso. O festival conta com a participação de mais de 40 municípios mineiros. Em 2009 o evento foi realizado em junho, com o apoio da Emater.
Além desta festa, a força do café consegue movimentar pelo outros municípios no estado.
Em Machado, na região Sul, a Festa do Café divulga a atividade cafeeira, uma das mais importantes na região, através da exposição de produtos feitos com o grão.
(Estado de Minas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...