terça-feira, 5 de julho de 2011

Minas são muitas - Mar de Espanha

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Mar de Espanha

Santuário Nossa Senhora das Mercês (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeira: Nossa Senhora das Mercês
Festa da Padroeira: 24 de Setembro

Localização


História

O Município teve como primitivos habitantes aventureiros que, desiludidos de acumular riquezas fáceis dos garimpos de outras plagas, aqui aportaram devido às terras férteis, propícias à agricultura. O português Antônio José da Costa e o mameluco João Maquieira, ambos pertencentes à bandeira de Borba do Campo, foram os precursores da fundação do lugarejo que recebeu o nome de "Arraial do Cágado", por causa da abundância de cágados existente às margens do rio sinuoso e de águas mansas que passava por lá.
Ficaram por ali algum tempo, mas um dia se desentenderam e, em conseqüência, deu-se a separação, rumando Antônio José da Costa rio abaixo. Mais tarde se reúnem novamente e prosseguem desbravando a mata e plantando novas lavouras.
Atraídos pela fertilidade das terras, outros aventureiros se estabelecem nas proximidades, formando colônias, sítios e fazendas, que com o tempo, vão se transformando em povoações, vilas e cidades.
Surge, assim, o arraial do Cágado, com a primeira capelinha sob a proteção de Nossa Senhora das Mercês, que deu origem à atual cidade mineira denominada Mar de Espanha.
A agricultura, especialmente, voltada à cultura do café, atraía um número crescente de aventureiro, proporcionando breve ocupação do território. A pecuária também tomava vulto, ao tempo em que as lavouras se diversificavam crescendo a povoação. Aumentou o ciclo de progresso a descoberta de veios de caulim, faldspato e calcários diversos, iniciando-se a extração e comercialização do mármore branco que durou algumas décadas.

Origem do nome

Conta-se que o topônimo surgiu porque alguns espanhóis, que participavam do desbravamento do vale do Paraíba chegaram, certo dia, à região. Iam à procura de um sítio onde pudessem morar, e atingiram, em determinado momento, um ponto de impressionante beleza paisagística em que o rio se alargava, inundando, pela cheia, as terras baixas e pantanosas das margens. Levado pela nostalgia de sua terra natal, um dos espanhóis, exclamou, com grande admiração: parece mar...um mar de Espanha! Um proprietário local gostou da exclamação e resolveu adotar para a sua fazenda o nome de Mar de Espanha, que foi aproveitado mais tarde para topônimo do antigo arraial do Cágado, pelo coronel Custódio Ferreira Leite, Barão de Aiuruoca, o patriarca de sua emancipação política e um grande benfeitor do município.
A denominação Mar de Espanha faz com que o município ocupe lugar de destaque entre as localidades que ostentam nomes pitorescos, ainda mais devido à posição geográfica do município, situado entre as montanhas de Minas. Tal circunstância levou Artur Azevedo a escrever um conto – “O Capricho”- que tem como cenário a cidade mineira de nome caprichoso.

Datas Históricas

1841 – Criado o distrito com a denominação de Mar de Espanha, subordinado ao município de São João Nepomuceno.
1851 - Elevado à categoria de vila com a denominação de Mar de Espanha, desmembrado de São João Nepomuceno.
1859 - Elevado à condição de cidade com a denominação de Mar de Espanha.

O município

Mar de Espanha é um município de Minas Gerais. Sua população em 2010 era de 11.749 habitantes e ocupa uma área de 371,60 km²..
O forte na sua economia são a agroindústria extrativa e a de transformação, com moagem e beneficiamento de mármore, caulim e calcário.
As grutas e fazendas históricas, a estação biológica do Horto Florestal, o mirante Santa Efigênia são seus principais pontos turísticos.
O município ainda conta com um sítio arqueológico, na localidade de Córrego de Areia. As pinturas rupestres encontradas no sítio têm aproximadamente 10.000 anos.
Os recursos naturais do município constituem, talvez, o maior potencial turístico de Mar de Espanha.
(Fontes: http://www.ufjf.br, http://www.recantodosbaroes.com.br, IBGE, ALMG)

2 comentários:

  1. Estou procurando uma pessoa que nasceu nesta cidade,o nome dele é Francisco Ferreira Carvalho.
    Gostaria muito de revê-lo.Se houver como vcs me ajudarem, ficarei muito grata.
    Até breve
    Lélia

    ResponderExcluir
  2. Que pena não poder ajudá-la Lélia. Posto sobre as cidades aqui como uma forma de divulgá-las, mas nem todas eu conheço. Abraços.

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...