quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Minas são muitas - Viçosa

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Viçosa

Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeira: Santa Rita de Cássia
Festa da Padroeira: 22 de Maio

Localização


História

A história de Viçosa se inicia, propriamente, no século XIX. Foi em 1800, segundo apontamentos eclesiásticos que o Padre Francisco José da Silva obteve do bispado de Mariana permissão para erigir uma ermida em homenagem a Santa Rita de Cássia, na região que hoje abrange o Município. A construção da capela é o marco inicial do processo de ocupação do que se tornaria o povoado de Santa Rita do Turvo, topônimo da ermida que marcou o início do povoado acrescido do nome do principal rio que atravessa a localidade – Turvo, já em 1832.
A construção da ermida e a fertilidade das terras atraíram habitantes de municípios vizinhos, principalmente de Mariana, Ouro Preto e Piranga, levando o povoado a crescer e desenvolver-se. Em 1814, ainda existiam na região remanescentes de tribos indígenas; mais tarde, chegou o elemento africano, trazido pelos portugueses, preferido por sua robustez e docilidade para o trabalho do campo.
Na oportunidade da elevação da vila à categoria de cidade, em 1876, trocou-se o topônimo para o de Viçosa de Santa Rita, em homenagem ao Bispo D. Viçoso, da Arquidiocese de Mariana.
Em 1911 o município passaria a ser chamado somente de Viçosa.

Datas Históricas

1832 – Criado o Distrito de Santa Rita do Turvo, subordinado ao município de Ubá.
1871 - Elevado á categoria de vila com a denominação de Santa Rita do Turvo, com território desmembrado dos municípios de Ubá, Ponte Nova e Mariana.
1876 - Elevada à categoria de cidade, com o nome de Viçosa de Santa Rita.
1911 – Alterado o nome de Viçosa de Santa Rita para simplesmente Viçosa.

O município

Viçosa é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 72.220 habitantes, além de uma população flutuante de aproximadamente 20.000 pessoas, composta principalmente de estudantes universitários da Universidade Federal de Viçosa e outras instituições. Ocupa uma área de 299,41 Km².
Viçosa é uma cidade essencialmente universitária, com destaque para a Universidade Federal de Viçosa, que é responsável pelo rápido crescimento e desenvolvimento da cidade. Ainda em Viçosa encontramos outras instituições de ensino superior privadas, acentuando ainda mais o caráter educacional da cidade.
A produção do artesanato local é bem diversificada. Destacam-se principalmente os trabalhos manuais como bordados, tapetes de tiras, crochê e tricô. Viçosa conta também com alguns artistas locais e grupos artísticos onde seus integrantes são, na maioria das vezes, artistas natos e o fazem como forma de preservação da cultura local.
A economia local, baseada no setor de serviços, é dependente da população flutuante, que reside, em sua maioria, durante o período escolar na cidade.
A Universidade Federal de Viçosa é atualmente, um dos mais importantes centros de estudos agronômicos da América Latina e as pesquisas realizadas pelas instituições de ensino superior levam o nome da cidade a se tornar referência científica.
(Fontes: IBGE, ALMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...