quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Minas são muitas - Piraúba

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Piraúba

Igreja Matriz de São Sebastião (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeiro: São Sebastião
Festa do Padroeiro: 20 de Janeiro

Localização


História

Os primitivos habitantes da região foram os Coropós e Coroatos, cujos aldeamentos eram às margens dos rios que cortam a região. Sendo índios já meio catequizados, não hostilizaram os primeiros desbravadores que por lá apareceram. Cuidavam eles da lavoura e não há vestígios, na região, de sua colonização. Os desbravadores da região, aventureiros que se internavam pelos sertões à cata de terras para cultivar e povoar, que aqui chegaram entre 1830 e 1850, e entre eles contam Mota Vicente Pires, João Antônio Lemos, Domiciano José Vital Pedro Coelho, Inácio Pereira Pontes e outros, dedicaram-se à agricultura, empregando meios rudimentares.
Na região doada pelo português João Antônio de Lemos, proprietário da Fazenda Bom Jardim, em 1854, ergue-se hoje a cidade de Piraúba, inicialmente chamada Bom Jardim. No ano de 1886, inaugurava-se a Estrada de Ferro Leopoldina que por aqui passava. O impulso foi grande.
Surgiram as primeiras casas construídas de acordo com o traçado do engenheiro Dr. Nominato de Souza Lima. A abundância de caça atraiu outras pessoas que aqui fixaram residências. O arraial tomou o nome de Piraúba.
No mesmo lugar onde em 1887 se rezou a primeira missa, ergue-se hoje a Igreja Matriz.
Piraúba, na língua indígena, significa "peixe dourado.

Datas Históricas

1890 – Criado o Distrito com a denominação de Piraúba, subordinado ao município de Pomba (depois Rio Pomba)
1953- Elevado à categoria de município com a denominação de Piraúba e desmembrado de Rio Pomba.

O município

Piraúba é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 10.862 habitantes e o município ocupa uma área de 144,28 Km².
As atividades econômicas situam-se na indústria de madeira, mobiliário, metalúrgica, além da agricultura, destacando-se a produção de milho, arroz, feijão, tomate e fumo, conforme tradição dos imigrantes italianos.
A partir dos anos 70, houve uma grande emigração da população para outros países. Por esse motivo, grande parte do capital que circula na cidade deriva do envio de dinheiro dessa massa de imigrantes que vivem no exterior, afetando diretamente a economia do município.
(Fontes: IBGE, ALMG, http://www.asminasgerais.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...