quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Minas são muitas - Dona Euzébia

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Dona Euzébia

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeira: Nossa Senhora das Dores
Festa da Padroeira: 15 de Setembro

Localização


História

A história da cidade de Dona Euzébia teve início com a chegada da fazendeira Euzébia de Souza Lima no território onde hoje é o município, mais precisamente, onde atualmente fica a Fazenda Dona Euzébia. Após ficar viúva, a fazendeira vendeu suas terras em Conselheiro Lafaiete para acompanhar seu filho Dr. Leopoldo de Souza Lima, engenheiro da Estrada de Ferro Leopoldina responsável pela construção da Ferrovia Leopoldina Cataguases. Até sua chegada o arraial possuía poucas residências e uma única pousada construída de pau-a-pique e sapê. A fazendeira doou então terras para que fosse construída a estação ferroviária que recebeu o nome de “Estação Ferroviária Dona Euzébia”, uma homenagem a benemérita. Além de doar as terras para a estação a fazendeira doou também terras para a construção da Igreja Matriz do município, que posteriormente foi consagrada a Nossa Senhora das Dores.
A principal atividade econômica da região era a agricultura, principalmente a lavoura de café. Após a chegada da estrada de ferro o povoado começou a se fortalecer apoiado pela facilidade no transporte do produto que no século XIX estava em seu apogeu em todo o país.

Datas Históricas

1923 – Elevado à condição de Distrito com a denominação de Astolfo Dutra.
1938 - Volta a sua denominação original, Dona Euzébia, passando a pertencer ao então criado Município de Astolfo Dutra, que anteriormente chamava-se “Porto de Santo Antônio”.
1962- Elevado à categoria de município e desmembrado de Astolfo Dutra.

O município

Dona Euzébia é um município do estado de Minas Gerais. Sua população em 2010 era de 6.0016 habitantes e ocupa uma área de 70,23 Km².
Atualmente a principal atividade econômica do município é a produção de mudas cítricas, frutíferas, ornamentais e florestais. Os produtores rurais de Dona Euzébia conseguiram se colocar em 1º lugar no estado de Minas Gerais e em 2º no País nessa atividade que teve início na década de 1970 e forma hoje o principal cartão postal de Dona Euzébia.
O município tem também como riqueza a Água Mineral Fonte Hélios, que exporta para outras regiões, além do consumo interno.
(Fontes: IBGE, ALMG, http://www.donaeuzebia.mg.gov.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...