domingo, 21 de agosto de 2011

Minas são muitas - Ewbank da Câmara

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Ewbank da Câmara

Igreja Matriz de Santo Antônio (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeiro: Santo Antônio
Festa do Padroeiro: 13 de Junho

Localização


História

Desde meados do século passado já se podia observar a existência de algumas atividades socioeconômicas no povoado então conhecido como Tabuões. Algumas pessoas praticavam o comercio que se baseava principalmente na troca de mercadorias de origem agropecuária, produzidas nas fazendas da região – cereais, verduras e legumes, carnes, couro, cestos e esteiras confeccionadas com tabuas, além da extensiva oferta de leite e produtos derivados e bem assim de produtos manufaturadas advindas das maiores cidades circunvizinhas.
O nome de Tabuões fora dado ao povoado devido à forma pela qual os homens do lugar superavam as condições geológicas que se apresentavam naquele solo montanhoso. Um planalto com 77 metros de altitude. A fim de possibilitar o tráfego de pessoas, tropas, animais, etc., eram colocadas enormes tábuas por sobre aquele terreno úmido e lamacento entremeado de taboas.
Já quase por volta do fim do século XIX, por ocasião da construção da ferrovia que buscava interligar o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, foi construída, no povoado de Tabuões, uma estação cujo nome era Ewbank da Câmara. Este foi escolhido em homenagem ao Engenheiro José Ewbank da Câmara, então diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil, no período em que a mesma passou por esta localidade – 1884 a 1889.
Com a estrada, o povoado desenvolveu-se e cresceu rapidamente, sendo elevado a distrito de Santos Dumont em 1923. Durante o Estado Novo, o nome foi aportuguesado para Eubanque. Em 1962, elevado a município, voltou a se chamar Ewbank da Câmara.

Datas Históricas

1923 – Criado o Distrito com a denominação de Eubanque, subordinado ao município de Palmira. .
1932 – O município Palmira passou a denominar-se Santos Dumont.
1962 - Elevado à categoria de município com a denominação de Ewbank da Câmara e desmembrado de Santos Dumont.

O município

Ewbank da Câmara é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 3.753 habitantes. O município de Ewbank da Câmara ocupa uma área de 103,83 km².
Sua economia baseada em atividades agropecuárias. As lavouras produzem principalmente milho, arroz, café, feijão, mandioca e cana.
O município tem como pontos turísticos a Barragem de Chapéu D´Uvas, a Cachoeira Boa Ventura e a Estação Ferroviária.
(Fontes: IBGE, ALMG, http://www.asminasgerais.com.br/, http://ewbankdacamara.cam.mg.gov.br, http://www.ferias.tur.br, http://www.jfminas.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...