terça-feira, 9 de agosto de 2011

Minas são muitas - Maripá de Minas

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Maripá de Minas

Igreja Matriz de São Sebastião (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeiro: São Sebastião
Festa do Padroeiro: 20 de Janeiro

Localização


História

A origem do município de Maripá de Minas é a mais generalizada dos povoados mineiros: a construção de uma capela que dá início ao arraial em terras doadas por um fazendeiro. Um padre, periodicamente, vem rezar a missa. Com o tempo, aumentado o número de moradores, a capela se torna pública, vindo com ela o cura. A partir disto, com o surgimento das casas ao redor da capela, o lugar ganha a condição de freguesia, e com o passar dos anos vila, distrito e município.
Não há registro sobre os primitivos habitantes da localidade. Afirma-se, contudo que escravos foragidos tiveram papel preponderante na organização do povoado, que se formou em torno de uma capela construída por Avelino Ferreira em 1850, em terreno da Fazenda "Córrego do Meio", doado por seu proprietário, Domingos Antônio de Oliveira, tornando-se distrito de Guarará, em 1890.
Seu nome quer dizer, na língua indígena, "o pouso das coisas", o aparador. Em 1890, começam a chegar à região imigrantes sírios, franceses e italianos e ex-escravos. A leva de novos habitantes se voltou, decididamente, para a criação de gado e para a lavoura, de modo especial à cana-de-açúcar, o que determinou a ocupação definitiva do território atualmente, a pecuária leiteira e a cultura variada e de subsistência representam as principais atividades e fontes de economia do Município. Em 1962, dá-se a emancipação, com o nome de Maripá de Minas.

Datas Históricas

1890 – Criado o Distrito com a denominação de Maripá (ex-povoado de Córrego do Meio), subordinado ao município de Guarará.
1962 - Elevado à categoria de município com a denominação de Maripá de Minas e desmembrado de Guarará.

O município

Maripá de Minas é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 2.788 habitantes. O seu território é de 77,38 Km².
A agropecuária é sua principal atividade econômica, além da lapidação de diamantes e indústria extrativa de cristal de rocha para exportação.
Maripá de Minas destaca-se pela beleza de suas paisagens e pela qualidade de vida. Dentre os pontos turísticos destacam-se a igreja de São Sebastião e a Casa de Cultura com sua bela arquitetura.
A cultura local está ligada a festas populares e religiosas, como, por exemplo, o marco cultural do carnaval maripaense: o Boi Laranja, e a "Mulinha". É também vasto o patrimônio material do município, com fazendas históricas e prédios tombados pelo IPHAN.
(Fontes: IBGE, ALMG, http://www.jfminas.com.br, http://www.maripademinas.mg.gov.br, http://www.recantodosbaroes.com.br, http://www.asminasgerais.com.br, http://revistademinas.com.br)

Um comentário:

  1. não temos mais lapidação por aqui... agora somente fabricas de lingerie

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...