terça-feira, 2 de agosto de 2011

Minas são muitas - Goianá

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Goianá

Igreja Matriz de Santo Antônio (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeiro: Santo Antônio
Festa do Padroeiro: 13 de Junho

Localização


História

A história começa em 1815 quando as lavouras de café no Vale Fluminense exigiam a ocupação de novos territórios para ampliação da atividade, o que foi feito desbravando-se as inóspitas terras da Zona da Mata de Minas Gerais. Surgiam neste contexto as primeiras propriedades precursoras do Povoado de Santo Antônio do Limoeiro.
Em meio às inovações tecnológicas e o aumento da produção, em breve, a região estava fornecendo a outras regiões seus principais produtos: o fumo e o café.
Com a instalação da Rodovia Macadamizada União Indústria, idealizada pelo Comendador Mariano Procópio Ferreira Laje, que cortava o pequeno núcleo urbano, as características do povoado se transformavam. Com a construção da Estrada de Ferro Juiz de Fora - Piau, este crescimento ampliou-se.
Como nas demais localidades a Estação Ferroviária representava muito mais do que um simples local de embarque e desembarque de cargas e passageiros, ela representava o dia a dia e toda a dinâmica de funcionamento da comunidade. Embora a Estação fosse construída mais afastada do centro urbano, aos poucos ela se tornava o centro. Este fator revela como sendo, a Estação Ferroviária, um dos referenciais de desenvolvimento do núcleo urbano da comunidade de Goianá.
Com a criação da Rede Ferroviária Federal, o Ramal que cortava a comunidade foi desativado e a Estação foi demolida por oferecer risco de desabamento restando, porém alguns imóveis residenciais e comerciais que mantêm suas características arquitetônicas registrando esta época de tamanha riqueza para a história do município.

Datas Históricas

1911 – Criado o Distrito com a denominação de Goianá (ex-povoado de Santo Antônio do Limoeiro), subordinado ao município de Rio Novo.
1995 - Elevado à categoria de município coma denominação de Goianá e desmembrado de Rio Novo.

O município

Goianá é um município do estado de Minas Gerais possuindo uma área de 152,03 Km² e uma população, em 2010, de 3.659 habitantes. O município é sede do Aeroporto Regional da Zona da Mata, com pista de asfalto de 2.515 metros, bem maior do que as duas do aeroporto de Congonhas, onde poderão pousar aviões a jato, de grande porte.
Na zona rural, o município divide-se em comunidades e núcleos familiares que abrigam a base de sustentação econômica do município: a pecuária leiteira.
Dentre as atividades econômicas do município, a de maior destaque é a agropecuária, responsável pela geração de emprego e renda à grande maioria das famílias envolvendo as áreas de bovinocultura de leite, cultivo de milho, feijão e olerícolas, bovinocultura de corte, fruticultura, psicultura, produção de doces e quitandas além de incentivo ao artesanato e trabalhos manuais.
Em Goianá, na Serra da Babilônia, foram encontradas múmias indígenas que estão expostas no Museu Nacional do Rio de Janeiro.
(Fontes: http://www.goiana.mg.gov.br/, http://ecoviagem.uol.com.br, IBGE, ALMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...