quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Minas são muitas - São Brás do Suaçuí

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

São Brás do Suaçuí

Igreja Matriz de São Brás

Região: Campo das Vertentes
Padroeiro: São Brás
Festa do Padroeiro: 3 de Fevereiro

Localização


História

Durante o século XVII, teve início a conquista do planalto mineiro. A região foi desbravada pelas primeiras bandeiras que demandaram o interior das Minas Gerais, logo depois da célebre expedição de Fernão Dias. Por volta de 1713, no mesmo local onde hoje se encontra a sede do município, foi doada uma sesmaria de uma légua quadrada a José Machado Castanho, assinando a doação D. Braz Baltassar da Silveira, no dia 22 de dezembro.
Em época não precisa, mas possivelmente pelas proximidades de 1713, alguns portugueses que demandavam São João del Rei e se detiveram em São Brás edificaram uma igreja em torno da qual surgiram as primeiras moradias com alicerces de pedras e paredes de pau-a-pique, cobertas de telhas curvas. Até 1832, o povoado subordinou-se à freguesia de Congonhas do Campo, quando então passou para a jurisdição de Brumado (hoje Entre Rios de Minas) que naquela data era também elevado à freguesia, continuando subordinado a Entre Rios de Minas (que também se chamou João Ribeiro), até a data de sua emancipação administrativa em 1953.

Datas Históricas

1832 - Até essa data, o povoado era subordinado à freguesia de Congonhas, quando então passou para a jurisdição de Brumado (hoje Entre Rios de Minas) que naquela data era também elevado à freguesia.
1856 – Criado o Distrito criado com a denominação de São Brás do Suassuí, subordinado ao município de Entre Rios.
1938 – O município de Entre Rios passou a denominar-se João Ribeiro. (ex-Entre Rios).
1948 – O distrito de São Brás do Suassuí passou a grafar São Brás do Suaçuí.
1953 - Elevado à categoria de município com a denominação de São Brás do Suaçuí e desmembrado de João Ribeiro.

O município

São Brás do Suaçuí é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 3 513 habitantes. O município ocupa uma área de 110,01 Km².
O amor à música é um traço marcante da pequena população desse município, onde grande número de pessoas dedica-se ao estudo e à execução de instrumentos musicais, bem como ao canto.
São Brás do Suaçuí é herdeira de fortes tradições culturais da época colonial. A igreja matriz de São Brás, construída em 1827-1859, e a capela Senhor dos Passos, reconstruída em 1913, são exemplares do estilo barroco que o município conserva.
Ainda hoje, a cidade é conhecida em toda a região pelo grande talento e vocação do seu povo para a música. A tradição musical do município pode ser mostrada pela banda União Musical Santa Cecília e pela Escola de Música de São Brás do Suaçuí que desenvolve um consistente e contínuo trabalho de formação de músicos.
(Fontes: IBGE, ALMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...