sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Minas são muitas - Brás Pires

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Brás Pires

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeira: Nossa Senhora do Rosário
Festa da Padroeira: 7 de Outubro

Localização


História

A história da formação do município de Brás Pires se vincula ao processo primitivo de povoamento do território do atual estado de Minas Gerais. Em finais do século XVII, a descoberta d o ouro provocou um afluxo populacional de grandes dimensões para o interior da América Portuguesa. A forma como o metal era extraído propiciou a concentração humana em núcleos de povoamento relativamente estáveis, dando origem a diversos centros urbanos mineradores. No entanto, nem só de minerar viviam os moradores das Minas antigas. O crescimento e a diversificação da sociedade mineira possibilitou que outros processos de ocupação territorial, simultâneos e posteriores à atividade mineradora, ocorressem no interior do território da então capitania de Minas Gerais.
Assim, foi por volta do ano de 1734 que o capitão Brás Pires Farinho, descendente de portugueses e morador da freguesia de Guarapiranga (atual município de Piranga), chegou à região do município que hoje tem seu nome. Conta a lenda que Brás Pires, após desavenças com poderosos em Guarapiranga, desceu o rio Piranga até encontrar o Xopotó, seu principal afluente. Subiu pelas margens desse afluente até chegar num local adequado em que pudesse estabelecer roças e assim prover sua subsistência. Fixou-se, então, às margens do rio Xopotó e casou-se pela segunda vez com uma índia, cujo nome cristão era Sebastiana Cardoso. Com ela constituiu numerosa família. Como os muitos povoados que pontuaram as áreas de expansão agropecuária em Minas Gerais, o arraial de Brás Pires formou-se ao redor da primitiva capela construída pelo capitão.
O topônimo, Brás Pires, retrata uma homenagem prestada ao fundador da cidade, Brás Pires de Farinha.

Datas Históricas

1891 – Criado o Distrito com a denominação de Braz Pires, figurando no município de Piranga.
1938 – O distrito de Braz Pires foi transferido do município de Piranga para o novo município de Senador Firmino.
1948 - O distrito de Braz Pires passou a ser grafado Brás Pires.
1953 - Elevado à categoria de município com a denominação Brás Pires e desmembrado de Senador Firmino.

O município

Brás Pires é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 4.637 habitantes e ocupa uma área de 223,35 Km².
Desde o início do povoamento da região, uma característica que marcou o desenvolvimento do município de Brás Pires foi seu forte vínculo com as atividades agropastoris. Assim, quando se avalia a população ocupada por ramo de atividade, percebe-se que a agropecuária exerce um papel decisivo na geração de emprego e renda municipal.
Considerando as principais atividades agropecuárias desenvolvidas no município, destacam-se, em ordem de importância: a pecuária de leite, o milho, o feijão, o eucalipto, a batata inglesa, a produção de ovos, o arroz, a banana, o café, o alho e a extração do mel.
(Fontes: IBGE, ALMG, http://www.braspires.mg.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...