quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Minas são muitas - Ponte Nova

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Ponte Nova

Igreja Matriz de São Sebastião (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeiro: São Sebastião
Festa do Padroeiro: 20 de Janeiro

Localização


História

A segunda metade do século XVIII, uma comissão incumbida oficialmente de abrir uma estrada para a capitania do Espírito Santo fez construir uma passagem provisória sobre o rio Piranga, a partir de sua margem esquerda. A passagem não resistiu por muito tempo, construindo-se no mesmo local, por determinação das autoridades, uma ponte apoiada em pilares de pedra e que logo seria denominada ponte nova, origem do topônimo do Município.
As primeiras habitações começaram a surgir em 1770, quando o padre João do Monte Medeiros, obtendo provisão para construir uma capela sob o orago de São Sebastião e Almas de Ponte Nova, filiada a paróquia de Furquim, cedeu em doação, para patrimônio do pequeno templo, um terreno entre o córrego do Vau-Açu e a sesmaria da Vargem.
O proprietário da fazenda do Engenho, que confrontava com os terrenos da primitiva doação do padre João de Monte Medeiros, doou uma área situada à esquerda da Igreja matriz destinada a cemitério e autorizou construções em lotes próximos, havendo ele próprio mandado construir uma casa, existente até há poucos anos. Do antigo núcleo de habitações, irradiou-se o povoamento do lugar, multiplicando-se as casas e as ruas.
Em 1857, adquiriu o povoado à categoria de vila, compreendendo as freguesias de Ponte Nova, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado, Barra do Bacalhau, São Sebastião da Pedra do Anta e Abre-Campo.
A agricultura e o comércio constituíram por muitos anos as principais ocupações dos habitantes. Em 1860, foi introduzido no Município o primeiro engenho-de-açúcar com moenda horizontal de ferro. Em 1886, inaugurou-se a Usina Ana Florência, que foi um dos mais importantes empreendimentos em terras de Ponte Nova, com expressiva a produção de açúcar e álcool. Hoje a Usina encontra-se desativada.
Em 1866, adquiriu Ponte Nova foros de cidade.

Datas Históricas

1832 – Criado o Distrito com a denominação de Ponte Nova, subordinado ao município Mariana.
1857 - Elevado à categoria de vila com a denominação de Ponte Nova e desmembrada de Mariana.
1866 - Elevado à condição de cidade com a denominação de Ponte Nova.

O município

Ponte Nova é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 57.390 habitantes. Ocupa uma área de 470,64 Km².
Maior centro açucareiro do Estado, foi também o primeiro a iniciar em Minas essa atividade, precisamente no ano de 1883. São 90 os seus estabelecimentos industriais, distribuídos entre produtores de açúcar, álcool, aguardente, papel (a maior fábrica de Minas) e atividades de fundição.
É o quarto maior polo produtor de suínos do Brasil e o maior do Estado de Minas Gerais, resultado da parceria inédita de 52 produtores de suínos, que saíram da condição de concorrentes para se tornarem sócios acionistas, em uma união histórica com o objetivo de agregar valor a sua matéria-prima. Hoje exporta para diversos países.
(Fontes: IBGE, ALMG, http://www.pontenovaonline.com.br, http://www.asminasgerais.com.br, http://www.ferias.tur.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...