sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Minas são muitas - Itumirim

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Itumirim

Igreja Matriz de São José (Foto do Miguel)

Região: Sul
Padroeiro: São José
Festa do Padroeiro: 19 de Março

Localização


História

A atual cidade de Itumirim deve a sua existência ao antigo povoado do Coruja, que fazia parte do então distrito de Rosário de Lavras, que por sua vez, teve os seus fundamentos na antiga capela de “Nossa Senhora da Cachoeira do Rio Grande”, construída em 1730 e cujo administrador foi o capitão Francisco Bueno da Fonseca, paulista de Taubaté, tendo como colaboradores os sitiantes Antônio Nunes Cardoso, Diogo Bueno da Fonseca, Ângelo Pinto e Pascoal Leite.
A origem da história de Itumirim é conhecida somente após o drama amoroso de uma das filhas do bandeirante Amador Bueno da Fonseca com um comerciante de nome Goulart Brum.
Na atual fazenda do Sr. Augusto Pinto residiu um dos filhos do intrépido bandeirante. Como naqueles dias o socorro e a agressão se faziam mutuamente, tinha este povoador de Minas a missão de garantir a passagem do Rio Capivari, vedando-a, a quem que fosse quando ouvisse um estampido de arma de fogo em determinado lugar, conforme a combinação que tinha com seus parentes residentes nas margens do Rio Grande.
Tronco de numerosa família mineira, Goulart Brum que negociava com gêneros da Campanha para o norte se enamorou de uma das filhas do bandeirante Bueno. Este amor nas selvas teve contra si a vontade do velho pai de sua enamorada. Os jovens enamorados não se desiludiram e dominaram dificuldades incríveis criadas pelas asseclas da fazenda.
Fugiu a mimosa mineira descendo despida por uma das janelas, por sua família lhe ter apreendido a roupa como meio de evitar a fuga. Brum que a esperava com roupas, cavalo para a viagem e homens corajosos para a luta talvez inevitável, partiu com a noiva ao trotar acelerado dos cavalos para se casarem em Campanha. Descobertos e perseguidos quando soou o estampido, avisando a guarda da ponte, já os fugitivos estavam a grande distância.
Pode-se acentuar de passagem que passado poucos dias, apesar dos avisos, das ordens e ameaças do seu sogro, Brum penetrava com sua esposa nos currais da fazenda demonstrando tal bravura que a oposição da família se transformou em aliança indissolúvel.
Desse incidente em diante foi o lugar se desenvolvendo, aperfeiçoada a guarda da ponte, por ser uma passagem forçada do Sul de Minas para as minas de ouro de São João Del Rei e construídas as primeiras casas que serviam de alojamento a policiadores e que hoje já não mais existem.
Somente mais tarde foi construída pelos Srs. Antônio Coelho, João Pereira, capitão Geraldo Teodoro de Resende e Antônio Teodoro de Resende uma capela na qual se rezou a primeira missa em 1891, pelo Monsenhor Aureliano Deodato Brasileiro.
Foi este o marco inicial para o progresso, pois logo após a construção da capela, se foram agrupando outras construções e em pouco tempo estava constituída a povoação com o nome de Coruja. Com o avançamento dos trilhos da então Estrada de Ferro Oeste de Minas, de Lavras para Barra Mansa, foi construída no Coruja a primeira estação, além de Lavras, que recebeu o nome de Francisco Sales.
Com o surto de progresso do povoado, foi transferida a sede distrital de Rosário para Coruja. Em janeiro de 1924 foi então o arraial iluminado à luz elétrica, tendo, neste mesmo ano, o seu nome mudado para Itumirim. Foi o distrito elevado à categoria de município em 1943.

Datas Históricas

1870 – Criado o Distrito com a denominação de Rosário, subordinado ao município de Lavras.
1923 – O distrito de Rosário tomou a denominação de Coruja.
1924 – O distrito de Coruja (ex-Rosário) tomou o nome de Itumirim.
1943 - Elevado à categoria de município com a denominação de Itumirim e desmembrado de Lavras.

O município

Itumirim é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 6.139 habitantes. Sua área é de 234,80 km².
Itumirim possui grande potencial para se tornar referência em turismo de aventura no estado. Seu território é montanhoso, a cidade é entrecortada pelas serras do Campestre e da Estância sendo a última a mais alta e extensa do município e entre elas está situado o Canyon da Pirambeira, no Rio Capivari, considerado o segundo melhor rio em Minas, para a prática de esportes radicais. Este canyon possui mais de 1 km de extensão e é um dos mais belos espetáculos na natureza na região, com paredões de mais de 100 metros de altura e inúmeras corredeiras.
Dentre outras atrações, pode-se destacar a Cachoeira do Engenho, que possui uma grande queda d'água, propícia para tomar um delicioso banho de cachoeira e relaxar vendo a paisagem montanhosa do local.
Outra cachoeira que merece destaque é a Cachoeira das Aranhas. Localizada à aproximadamente 16 km do centro da cidade, esta cachoeira reserva várias particularidades para os turistas. Primeiramente, vale destacar que esta cachoeira se localiza no meio de um complexo de serras, portanto, a paisagem já compensa a viagem. Possui, basicamente, três locais onde se pode tomar um bom banho de cachoeira, são eles: o poço de cima, o poço do meio, e o poço de baixo. No poço de baixo, há uma pedra onde os turistas podem saltar a uma altura de aproximadamente 5 metros até a água.
(Fontes: IBGE, ALMG, http://www.bussolanet.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...