domingo, 7 de agosto de 2011

Minas são muitas - Cipotânea

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Cipotânea

Igreja Matriz de São Caetano (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeiro: São Caetano
Festa do Padroeiro: 7 de Agosto

Localização


História

Há duas versões da origem do povoado onde hoje está Cipotânea. A primeira delas diz que o povoamento da região teve início quando o sertanista Antônio Rodovalho da Fonseca, acompanhado pelos capitães Francisco Álvares e Sebastião de Freitas Moreira, ali se estabeleceu no início do séc. XVIII. Outra versão, mais aceita, diz que o arraial de São Caetano, também chamado de São Caetano do Xopotó, teve sua origem em 7 de agosto de 1711, quando vários portugueses pisaram essas terras.
Segundo a tradição, os desbravadores, não podendo atravessar o rio Xopotó por causa do seu grande volume, ali permaneceram, lançando as bases de um arraial, ao qual deram o nome de São Caetano - em homenagem ao santo do dia - acrescido do topônimo Xotopó - que quer dizer rio do cipó amarelo, uma planta trepadeira encontrada em abundância na região.

Datas Históricas

1857 – Criado o Distrito criado com a denominação de São Caetano de Chopotó, subordinado ao município de Piranga.
1890 – O distrito de São Caetano de Chopotó é transferido do município de Piranga para o novo município de Alto Rio Doce.
1938 – O distrito de São Caetano de Chopotó passou a denominar-se Cipotânea.
1953 - Elevado à categoria de município com a denominação de Cipotânea e desmembrado de Alto Rio Doce.

O município

Cipotânea é um município do estado de Minas Gerias. Em 2010, sua população era de 6.547 habitantes e ocupa uma área de 153,47 Km².
O município vive da agropecuária e agricultura com ênfase na produção de milho feijão e buchas é conhecido pela produção artesanal em palha de milho. Como maior produtor de milho da região, tem na Festa do Milho(Julho) um acontecimento de divulgação da cidade-sede.
O artesanato com palha de milho levou a cidade a ser conhecida nacionalmente como a terra do milho, sendo seu artesanato uma das grandes fontes de renda do município.
(Fontes: IBGE, ALMG, http://www.asminasgerais.com.br, http://www.ferias.tur.br, http://cipotanea.mg.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...