quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Santa Rita é notícia - Escola mineira ganha o Destaque Brasil em Gestão Escolar

A Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida, de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas ganhou o Prêmio Referência Nacional em Gestão Escolar – Destaque Brasil, divulgado nesta quarta-feira (11), em Brasília. Concedido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), pela União Nacional dos Dirigentes de Educação (Undime) e pela Unesco e promovido pela Fundação Roberto Marinho, o prêmio incentiva um processo de melhoria contínua da escola e uma cultura de autoavaliação escolar. Este ano, 1.900 escolas, de 21 estados, inscreveram-se, mas apenas seis chegaram à final. Além da escola mineira, havia representantes do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Tocantins.
A Escola tem 1.230 alunos de Ensino Fundamental e participa de vários projetos da Secretaria de Estado de Educação (SEE), tais como o Escola de Tempo Integral, Escola Referência, Formação Inicial para o Trabalho (FIT), Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) e Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas). O caráter participativo da escola se reflete nos resultados das avaliações externas nacionais e estaduais. No Proalfa deste ano, teste que avalia a capacidade de leitura e escrita dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, a Doutor Luiz Pinto obteve a média de proficiência de 680,04. Foi uma das maiores do Estado, que teve média geral de 551.
No Proeb de 2008 a escola também se destacou. Em português a instituição conseguiu uma média de proficiência de 249,90, enquanto a média estadual ficou em 204,80. Já na avaliação de matemática a média foi de 298,49, enquanto a média da do estado ficou em 218,20. A participação dos alunos no Proeb nas duas avaliações foi próxima aos 100%.
Localizada em Santa Rita do Sapucaí, a Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida apostou na integração com a comunidade para promover o desenvolvimento. A partir de várias parcerias com outras instituições, a escola ampliou seu leque de atuação e criou vários projetos. Uma das parcerias é com a Escola Técnica de Eletrônica da cidade. Como a região tem o apelido de Vale da Eletrônica, devido à grande concentração de indústrias do setor, a escola pensou na parceria como uma forma de iniciar os estudantes na eletrônica. Alunos do 9º ano têm a oportunidade de ganhar bolsas de estudos para fazer um curso técnico na área.
Outra parceira é a Prefeitura de Santa Rita de Sapucaí. Utilizando o espaço da escola, a prefeitura oferece um curso de alfabetização de jovens e adultos que atualmente atende a uma turma de 25 estudantes. Segundo a diretora da escola, Mônica Ribeiro, as parcerias são uma forma de alcançar objetivos cada vez mais altos. "A comunidade de Santa Rita do Sapucaí é um exemplo para o Brasil. As empresas têm responsabilidade social, a comunidade é ativa na escola e a rede municipal atua de forma integrada com a estadual. Dessa forma nós conseguimos crescer cada vez mais", explica.
O primeiro lugar no Prêmio Referência Nacional em Gestão Escolar – Destaque Brasil vai render bons frutos à E.E. Doutor Luiz Pinto Almeida. A escola vai receber um prêmio de R$ 15 mil para continuar a desenvolver suas atividades. Segundo a diretora, o investimento dos recursos ainda tem que ser discutido com o colegiado, mas a ideia inicial é aplicar boa parte deste valor em capacitação de professores. "Esse sempre foi o foco da nossa escola, porque quando se capacita um professor o resultado você vê no aluno", diz.
Além disso, todos os 21 diretores de escolas que chegaram à reta final do prêmio fizeram uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos, onde puderam conhecer o funcionamento das escolas públicas americanas. Mônica Ribeiro retornou dos Estados Unidos para acompanhar a premiação. Na bagagem, a diretora trouxe boas ideias e a certeza de que o trabalho que faz em Santa Rita do Sapucaí está no caminho certo. "Eu fui para lá pensando que encontraria muita tecnologia, uma realidade difícil de alcançar. Eles têm projetos muito interessantes na educação, mas não estão tão distantes da nossa realidade. Eles gostaram muito dos trabalhos que fazemos aqui no Brasil também", conta Mônica.
(Agencia Minas em 11/11/2009)

Um comentário:

  1. Querida Nídia, fiquei feliz por você ter colocado este destaque no seu Blog.
    Por aqui, estamos em festa!
    Tenho grande orgulho da minha nora!... Seu trablho é muito bonito!
    Abraços

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...