“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)
Piau
Igreja Matriz do Divino espírito Santo (Foto do Miguel)
Região: Zona da Mata
Padroeiro: Divino Espírito Santo
Festa do Padroeiro: 4 de Junho
Localização
História
No final do século XVIII, a famosa Conjuração Mineira fez com que alguns homens envolvidos fossem arduamente perseguidos pela Coroa Portuguesa. Esses homens foragidos (dentre eles estava Francisco José da Silva, tio de Tiradentes) buscavam novos lugares para uma nova vida.
O lugar encontrado era caracterizado por uma vasta floresta, banhada por um rio que nasce na Serra da Mantiqueira. Posteriormente os novos moradores deram o nome de Rio Piau, devido a grande quantidade dessa espécie de peixe.
Uma vez fixado nas terras, começam também as atividades agrícolas, constituindo-se então o arraial. Logo mais, construíram a primeira capela em homenagem a Divino Espírito Santo. Dessa forma o povoado passou a se chamar Divino Espírito Santo de Piau. No local da antiga capela, existe hoje a Matriz do Divino Espírito Santo, considerada uma das igrejas mais belas da Zona da Mata.
O período áureo de sua história se deu devido á fertilidade de suas terras, tornou-se uma região essencialmente agrícola, tanto assim é que a maior parte das escrituras lavradas em cartório, referem-se à compra e venda de terras de cultura e compra de escravos. A base da economia era o café, através da mão de obra escrava, depois substituída pelos emigrantes italianos, sendo o Piau um dos primeiros lugares a recebê-los.
Devido a este estado áureo, Piau já era considerado “distrito,” no sentido amplo da palavra e que por sua monstruosa colheita de café era cobiçado pelas cidades metrópoles e, por conseguinte, pertenceu sucessivamente a diversas cidades, como Mariana, Ouro Preto, Barbacena, Mar de Espanha, Juiz de Fora, Rio Pomba, São João Nepomuceno e finalmente a Rio Novo.
No período de 1.881 a 1.888 alguns fatos seriam decisivos na história e no desenvolvimento do distrito de Piau. Com o intuito de escoar a produção cafeeira da região rumo a Juiz de Fora e ao Rio de Janeiro, um grupo de fazendeiros liderados pelo Cel. José Manuel Pacheco, constituíram a Companhia Estrada de Ferro Juiz de Fora-Piau,com o apoio do Imperador Dom Pedro II.
Apesar das obras terem sido levadas em diante, um dos grandes fazendeiros do Distrito de Piau, Comendador Pedro Procópio Rodrigues Valle, impediu que a ferrovia passasse em sua propriedade.
Com a oposição do Comendador e como o governo imperial não tomou providências a ferrovia sofreu então um grande desvio indo atingir o município de Rio Novo. A estrada de ferro Juiz de Fora-Piau foi inaugurada em 04 de março de 1888, em Rio Novo, sem nunca ter passado por Piau.
Datas Históricas
1868 - O Distrito foi criado no dia 22 de julho de 1868. Pertencendo aos municípios de: Ouro Preto, Barbacena, Mar de Espanha, Rio Pomba, Juiz de Fora, São João Nepomuceno e Rio Novo.
1870 - Passou a pertencer a Rio Novo.
1953 - Emancipação de Piau com o território desmembrado do Município de Rio Novo.
O município
Piau é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 2.841 habitantes. Ocupa uma área de 192,19 Km².
O Município é pequeno, mas rico em belezas naturais. O principal atrativo da cidade são as belas paisagens, a Igreja, casas e fazendas antigas.
O principal produto é a banana, cuja produção é na maior parte vendida para Juiz de Fora e região e a tradicional festa da Banana (criada em 1984) que ocorre anualmente na segunda semana de julho.
(Fontes: http://caminhosverdesdeminas.com.br, http://www.ferias.tur.br, IBGE, ALMG)
valeu, muito grato pelas informações.Perfeito
ResponderExcluirQue bom que você gostou!!! Volte sempre.
Excluir